segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Inauguração do Monumento restaurado







Foi inaugurado após restauração, no dia 10 de janeiro, o Monumento a Garcia Lorca, obra de Flávio de Carvalho exposta na Praça das Guianas.

Estiveram presentes no evento o Prefeito do município de São Paulo, Gilberto Kassab, bem como o Secretário Municipal de Cultura, Carlos Augusto Calil, e o Secretário Adjunto de Cultura José Roberto Sadek.

“Quero agradecer a todos que se envolveram na restauração dessa obra, pois, mais uma vez, a cidade reconhece a importância de Garcia Lorca. É uma maneira de continuar também contando com a iniciativa privada que é uma parceria muito importante em projetos, em especial, na área pública. Que possamos fazer desse momento uma oportunidade para atrair a todos aqueles que querem ajudar a preservar as obras da cidade de São Paulo”, disse o Prefeito.

O restauro do monumento foi uma doação da Companhia de Restauro à cidade, por meio do programa Adote uma Obra Artística (decreto 34.511, de 1994), que visa sensibilizar a iniciativa privada a auxiliar o Poder Público a conservar monumentos em áreas públicas.

“É a devolução de um dos monumentos mais importantes da cidade por vários motivos. Em primeiro lugar, ele é uma obra de um dos grandes artistas brasileiros do século XX. Ele foi destruído durante a Ditadura Militar e ficou guardado no depósito da Prefeitura até que um grupo de alunos da ECA e da FAU (USP) decidiram restaurá-lo e devolvê-lo ao MASP. Posteriormente, ele foi trazido para esta praça e agora está devidamente restaurado”, explicou o Secretário Municipal de Cultura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário